Feeds:
Posts
Comentários

Archive for the ‘3 setor’ Category

Em 2007, em uma apresentação de teatro infantil,  para pedir silêncio da garotada eu disse que tinha um homem dormindo no quarto atrás da porta, e que ele era muito bravo. Uma das alunas me cochichou:

Nossa! Então é melhor a gente ficar quieto. O meu pai também é bravo, sabia? Outro dia ele deu um soco na cara da minha mãe porque ela estava falando quando ele tava dormindo no sofá.

Em outra escola, ouvi o depoimento da diretora, que mostrou marcas de bitucas de cigarro e de colheres quentes na barriga, costas e braços de um garoto de 3 anos. Era o pai viciado em drogas quem fazia isso.

Então, hoje descubro o projeto Alô Vida. Qualquer pessoa pode denunciar a agressão sem se identificar, e ainda receber atendimento e orientação. O Alô Vida faz parte da Fundação Orsa e existe desde 2004. A notícia na TV foi pela inauguração da linha 0800 para chamadas gratuitas.

Alguns dados me chamaram a atenção. 10% das ligações são sobre denúncias de agressão infantil. O principal agressor é o pai, seguido do padrasto, avós, tios e mães.

Alguns sinais de alertasão alterações no comportamento, a criança ficar calada ou agressiva demais. E o uso de calças e mangas compridas mesmo no calor.

Não dá pra acreditar que em pleno século 21 aconteça esse tipo de coisa. Em todo caso, Quebrar o Silêncio é a única saída. Ah, o telefone: 0800 970 11 70

http://www.fundacaoorsa.org.br/web/pt/atuacao/direitos/alovida.htm

Também existe a Campanha Quebrando o Silêncio, ligada à educação e igreja adventista. http://www.quebrandoosilencio.org.br

Anúncios

Read Full Post »